Dúvidas Frequentes

O que é DIAGRAMAÇÃO: Diagramação (ou paginação) é a arte ou técnica de distribuir os elementos gráficos no espaço delimitado de uma página impressa ou veiculada em meios eletrônicos ou digitais. 
Já o trabalho de diagramação consiste em distribuir os elementos gráficos no espaço da página de acordo com uma hierarquia de informações estabelecidas pelos editores e diretores de arte da publicação chamado de linha editorial.
A finalidade do trabalho do diagramador ao distribuir os elementos gráficos na página é encontrar o equilíbrio da forma para propiciar o maior índice de conforto visual para o leitor.
Princípios básicos de uma diagramação: • O trabalho de editoração é um trabalho multidisciplinar. Envolve editores, redatores, revisores, diretores de arte, fotógrafos, ilustradores e o diagramador. • O trabalho do diagramador não é isolado, mas em conjunto com todos esses profissionais coordenados pelos editores e diretores de arte. • Os editores e diretores de arte estabelecem diretrizes editorias e artísticas que formam a identidade corporativa e visual da publicação. • A cada edição da publicação é necessário analisar os conteúdos para estabelecer a ordem de prioridade dos elementos que serão inseridos na publicação e em cada página. • Esta dinâmica de decisões estabelece o primeiro princípio básico da diagramação: a hierarquia da informação. • O princípio da hierarquia da informação está associado ao princípio da forma e do conforto visual. • Os instrumentos básicos usados pelo diagramador para obter o conforto visual são a contiguidade e o alinhamento, a simetria, a assimetria e o contraste.

A editorial Casa de Bonecas oferta correção textual?
• Não, quando o gênero textual é poesia este deve ser revisado pelo próprio autor devido a personalização impressa do autor/escritor desse gênero em especifico que as vezes delimita-se ao âmbito territorial onde o autor/escritor esta inserido. • Já para outros gêneros literários como contos, crônicas e romances esses devem sim passar obrigatoriamente pelo revisor ortográfico / revisor textual uma vez que corrigir um livro não é só inserir a pontuação e acentuação necessárias, correção emprega entre outros elementos a composição no tempo correto de uma determinada frase ou paragrafo ao introduzir a tão falada coerência e coesão textual, nesse caso em especifico indicamos um revisor textual sendo esse um serviço fora de nossa linha editorial que o autor/escritor devera escolher em ter ou não em seu livro (como esse serviço não faz parte de nossa linha editorial ele deve ser contratado e pago diretamente ao profissional do livro indicado). Caso o autor/escritor já tenha contato com um revisor textual ou sinta-se capacitado para isso não obrigamos de forma alguma solicitar a correção para a publicação do livro.
 
O que nós da ECB oferecemos para lhe garantir uma boa apresentação estética: 
*DIAGRAMAÇÃO PRÉ-TEXTUAIS: 1ª Folha de rosto, 2ª Folha de rosto, Ficha catalográfica, Dedicatória, Sumario. 
*DIAGRAMAÇÃO TEXTUAIS: TEXTO: Fonte Garamond, tamanho 12. TITULO PRINCIPAL/CAPITULO: Tamanho 16. SUBTÍTULOS: Tamanho 14. 
*DIAGRAMAÇÃO EM IMAGENS: Melhor distribuição de imagens em tamanhos padronizados e Inserção de legenda.

Preciso de ISBN? De jeito simplista, SIM, você precisa ter o registro ISBN... O ISBN - International Standard Book Number - é um sistema internacional padronizado que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país, a editora, individualizando-os inclusive por edição. Utilizado também para identificar software, seu sistema numérico é convertido em código de barras, o que elimina barreiras linguísticas e facilita a sua circulação e comercialização. O sistema ISBN é controlado pela Agência Internacional do ISBN, que orienta, coordena e delega poderes às Agências Nacionais designadas em cada país. A Agência Brasileira, com a função de atribuir o número de identificação aos livros editados no país, é, desde 1978, a Fundação Biblioteca Nacional, a representante oficial no Brasil. Exemplo: ISBN 85-900114-1-0.
*Só com o ISBN o livro pode ter código de barras e passar a ser vendido em livrarias físicas.
*O ISBN é um tipo de registro do livro o que garante ao escritor que publica de forma independente seus direitos sobre o titulo publicado.
*A Lei do Livro Nº 10.753, determina a obrigatoriedade do ISBN nas publicações monográficas a serem editadas (dentro das normas de atribuição do ISBN).
*O ISBN identifica o título da obra e sua edição.

Qual o melhor formato para se publicar? Na verdade, não há um formato especifico para cada livro/tema, mas tentamos padronizar isso ao máximo para manter uma estética agradável. Exemplo, caso seu livro tenha menos de 100 paginas, talvez não seja uma alternativa viável você como autor independente publica-lo em A5 ou A4, no caso publicar em Pocket ou Quadrado será a melhor alternativa. Veja a baixo algumas dicas: 
*A5 (14,8cm de largura por 21cm de altura)
*A4/Livro didático (21,0cm de largura por 29,7cm de altura)
*Pocket/Livro de bolso/TCC (10,5cm de largura por 14,8cm de altura)
*Quadrado/Poesias ou infantil (20,00cm de largura e 20,00cm de altura)

COMO REALIZO O PAGAMENTO? Nos da ECB trabalhamos dividindo a publicação do livro em duas partes, assim o pagamento também será dividido em duas partes... primeiro fazemos todo o serviço editorial, capas + diagramação + ISBN, assim que feito enviamos o livro para analise do autor como modelo preliminar em uma prova digital, uma vez aprovado o livro como produto final, deverá haver o pagamento pelo serviços editoriais.
Na segunda parte passamos para a produção do livro físico com orçamento final e frete. Nessa etapa o autor poderá pedir uma remessa de no mínimo 20 exemplares. Após o orçamento o autor devera pagar pelos impressos e com isso enviaremos o livro por correios.

Capas e livro diagramado para publicação em outra gráfica ou postagem em plataformas on-line só serão enviadas após o pagamento. Livros diagramados, sem pagamentos, serão enviados apenas modelos. Índice será feito após a aprovação do autor. Qualquer alteração em um arquivo que já tenha sido diagramado pela ECB e que tenham ganhado impressão será tratado como uma segunda edição, e seu valor estipulado a partir do valor de uma diagramação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário